Clareamento Dental: Mitos e Verdades (ATUALIZADO)

O clareamento dental tornou-se muito popular desde sua implementação. Mas de lá pra cá, houve muitos avanços tecnológicos e comprovações científicas novas sobre clareamento dental. Muitas boas práticas se mantiveram. Porém, outras recomendações que nós dentistas fazíamos caíram por terra. É sobre isso e muito mais que iremos falar neste artigo.

O Clareamento Dental

 As razões para a pigmentação amarelada ou escura dos dentes variam, mas dieta, idade, genética e trauma são os principais fatores. Independentemente das razões, os dentes manchados podem interferir diretamente na vida de muitas pessoas.

O clareamento dental remove os pigmentos responsáveis pelo escurecimento/amarelamento dos dentes e envolve o uso de peróxido de hidrogênio ou produtos à base de peróxido de carbamina.

Principais benefícios do Clareamento Dental

  • Ajuda na autoestima
  • Proporciona mais confiança
  • Ajuda a buscar hábitos saudáveis
  • Auxilia na identificação de outros problemas

O clareamento dental pode ser realizado em qualquer paciente que deseje ter dentes mais brancos. Entretanto, uma avaliação criteriosa pelo olhar treinado do dentista é necessária para determinar o melhor método de tratamento para cada indivíduo e se o mesmo se encontra apto a realizar o clareamento naquele momento, pois o mesmo deve estar livre de problemas bucais, como cárie, gengivite, dentre outros.

Quanto tempo dura o tratamento para clarear os dentes?

Os resultados visíveis do clareamento de um paciente dependerão do indivíduo e do método utilizado. Um dentista deve realizar e supervisionar o processo de clareamento do início ao fim, mas os pacientes geralmente podem esperar ver alguns resultados dentro de 50 minutos de seu primeiro tratamento, ou dentro de 5 dias para aqueles que utilizam um kit de bisnagas para clareamento dental.

 A fim de preservar o clareamento, são necessários bons hábitos como a correta higiene dental, dieta e visitas ao dentista. Se estas instruções forem seguidas, a durabilidade varia, em média, de 2 a 5 anos.

O que pode e não pode comer durante o tratamento de clareamento dental?

Agora, vamos nos concentrar na questão principal: aquela xícara de café que muitas pessoas não conseguem viver sem, é um verdadeiro vilão? No passado, os pacientes eram instruídos a evitar alimentos com corantes tanto durante como após o tratamento.

Entretanto, hoje ja sabemos que estes corantes são formados por cadeias macromoleculares que não conseguem permear através do esmalte humana, não conseguindo manchar ou escurecer o dente de forma permanente. Ao contrário, a coloração ocorre por depósitos superficiais que podem ser facilmente removidos com uma boa higienização bucal cotidiana e no consultório odontológico. No caso dos fumandes, ainda é recomendado eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros fumados para prolongar os resultados alcançados.

Hoje em dia, o mais importante é isso:

Faça uma boa escovação logo após as refeições e antes de dormir, sem se esquecer do fio dental e mantenha visitas regulares ao dentista a cada 6 meses.

É importante ressaltar que para evitar o aparecimento dessas manchas, mesmo que superficiais, o ideal é deixar de lado alimentos como:

  • Bebidas alcoólicas coloridas;
  • Refrigerantes;
  • Iogurtes com corantes;
  • Molhos de tomate e outros pigmentos escuros;
  • Café;
  • Sucos de uva ou de frutas ácidas;
  • Alimentos pigmentados com a cor roxa, como açaí e beterraba;
  • Alimentos como biscoitos e doces coloridos artificialmente.

Outros mitos que ainda são especulados sobre o clareamento dental

  • Os dentes ficam mais sensíveis após o clareamento. Pode ocorrer um leve aumento da sensibilidade durante o tratamento, mas ela é transitória e contornável.
  • O clareamento estraga o esmalte dos dentes. O clareamento age apenas nas moléculas de pigmentos, tornando as mesmas em moléculas mais simples e fáceis de serem removidas.
  • O resultado ficará artificial, não o resultado do clareamento é excelente e muito natural, promove um aspecto de dentes mais limpos e rejuvenescimento do sorriso.

Aqui na Clínica Lanfredi utilizamos o que há de mais avançado no clareamento dental, e as melhores marcas do mercado odontológico.

Realizamos protocolos fotográficos e tomada de cor pré e pós-tratamento e dessensibilização prévia, quando necessário.

Tudo isso traz mais conforto durante o tratamento, minimiza as chances de sensibilidade e aumenta a estabilidade de cor (duração do tratamento) e o mais importante, garante resultados excelentes.

Todo esse cuidado, reflete em nossa ótima avaliação 5 estrelas no Google, confira aqui.

Entre em contato conosco para agendarmos uma consulta

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook

Agende uma Consulta

Agende uma Consulta

Clínica Lanfredi

Preencha o formulário para ser direcionado ao nosso WhatsApp.

Seus dados só serão usados para agendamento de consulta. Não enviaremos mensagens promocionais.