5 vantagens importantes do tratamento de canal com microscópio

Neste breve artigo, direto ao ponto, separamos 5 vantagens que levam muitos pacientes a fazerem o tratamento de canal com microscópio.

1. Chances reduzidas de erros durante os procedimentos

Um dos maiores benefícios do tratamento endodôntico com um microscópio é que ele proporciona maior iluminação e amplia a visão para o endodontista. Pode ser difícil ver pequenos espaços e detalhes na boca de um paciente, especialmente quando se usa a ampliação indireta tradicional. Com um sistema de lupas diretas, o dentista pode ver muito mais claramente e tem maior acesso a todas as áreas, não importa quão pequenas elas sejam. Eles podem ter melhor controle sobre o que estão fazendo do que antes, o que se traduz em chances reduzidas de cometer erros durante os procedimentos.

Com a ampliação e iluminação do microscópio, conseguimos realizar com mais sucesso procedimentos como:

  • canais tidos como calcificados,
  • remoção de lima fraturada,
  • remoção de pino intraradicular,
  • tratamento de perfurações,
  • diagnóstico de fratura radicular,
  • entre outros.

Um fato importante sobre canais tidos como calcificados…


Durante muito tempo, o diagnóstico de um dente com um canal calcificado foi considerado uma dificuldade muito grande para a correta execução do tratamento endodôntico. Na verdade, como cada vez mais pacientes estão sendo tratados para este tipo de complicação, está ficando claro que não existe contra-indicação absoluta para o tratamento endodôntico de dentes com canais calcificados. Nos casos em que os sintomas são devidos a lesões periapicais, que não se estendem ao sistema de canais radiculares, o uso de microscopia e ultra-som permite chegar à conclusão de que os canais que são realmente calcificados e não podem ser tratados são raros. Uma vez que estes canais são detectados e tratados, o tratamento tem um prognóstico excelente.

2. Tratamento de canal sem deixar resquícios

Também permite a limpeza de áreas não visualizadas anteriormente. Isto significa que os pacientes Também permite a limpeza de áreas não visualizadas anteriormente. Isto significa que os pacientes receberão tratamento superior porque seus dentes serão completamente limpos durante cada visita. Antigamente, era difícil dizer se ainda haviam resíduos de materiais obturadores, raspas de dentina ou outras partículas presentes após um procedimento de limpeza e remoção; com o tratamento endodôntico com microscópio, estas partículas são visíveis e podem ser removidas.

3. Evita retornos após tratamento de canal por queixa de dores

Uma terceira vantagem do tratamento endodôntico com um microscópio é que ele permite a visualização de canais adicionais. O dentista será capaz de ver qualquer número de problemas potenciais que poderiam não ter sido visíveis de outra forma e discuti-los individualmente com seu paciente. Em alguns casos, eles poderão encontrar outro dente que precise de atenção enquanto examinam outro dente.

4. Você compreende muito melhor o tratamento com imagens, setindo segurança e confiança

Ele proporciona uma documentação detalhada dos casos clínicos com filmadoras ou câmeras fotográficas que podem ser acopladas no aparelho. A partir disso, podem ser produzidos materiais para ensino, pesquisa e há também a vantagem de arquivar imagens nos prontuários dos pacientes.

Essas gravações são um amparo legal para os pacientes e dentistas, além de poderem ser utilizadas na educação de pacientes, que compreendem melhor os procedimentos pelas imagens.

Tratamento de canal

5. Complementa a tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma excelente maneira de diagnosticar tratamentos endodônticos, mas o uso desta técnica não substitui a necessidade de um exame clínico usando um microscópio. Na verdade, eles trabalham em conjunto para fornecer o diagnóstico e execução mais precisos.

A ampliação e a iluminação do microscópio, utilizadas em conjunto com as habilidades de um profissional treinado, podem ajudar a resolver casos como, por exemplo:

  • visualização de canais adicionais, canais radiculares e istmos;
  • ampla visualização até o forame apical;
  • maior acessibilidade de insertos específicos de ultrassom para limpeza da área comprometida;
  • remoção de instrumentos fraturados e de pinos;
  • localização de canais calcificados;
  • fechamento de perfurações;
  • transposição de degraus;
  • diagnóstico de fratura.

Aqui na Clínica Lanfredi, nós utilizamos o microscópio no tratamento de canal com profissionais altamente gabaritados. Conheça nossa equipe aqui.

Toda essa capacitação, reflete em nossa ótima avaliação 5 estrelas no Google, confira aqui.

Entre em contato conosco para agendarmos uma consulta.

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook

Agende uma Consulta

Agende uma Consulta

Clínica Lanfredi

Preencha o formulário para ser direcionado ao nosso WhatsApp.

Seus dados só serão usados para agendamento de consulta. Não enviaremos mensagens promocionais.